DN POLITICA – ACORDO SOBRE PANDUR – General Dynamics entrega mais 22 viaturas sem custos

  El Gobierno y General Dynamics firmaron el viernes un acuerdo que permite al Ejército para recibir 22 vehículos blindados Pandur más sin cargo, unido a que la compañía estadounidense dará compensaciones al estado por valor de 82,4 millones de euros.

Ver noticia

DN POLITICA - Logo

“ACORDO SOBRE PANDUR

General Dynamics entrega mais 22 viaturas sem custos

por Manuel Carlos Freir
20140926 DN POLITICA - PandurViaturas blindadas de oito rodas Pandur no Depósito de Material do ExércitoFotografia © Leonardo Negrão/Global Imagens

“O Governo e a General Dynamics assinaram esta sexta-feira um acordo que permite ao Exército receber mais 22 viaturas blindadas Pandur, sem custos adicionais, e vincula a empresa norte-americana a dar ao Estado contrapartidas no valor de 82,4 milhões de euros.

Em comunicado divulgado esta tarde , os ministérios da Defesa e da Economia indicam que o acordo encerra o “processo arbitral” aberto pela rescisão do contrato de compra das viaturas blindadas Pandur.

O acordo permite ao Estado manter os 55,4 milhões de euros da garantia bancária que executou em outubro de 2012, por incumprimento do contrato pela General Dynamics.

Conforme o DN noticiou hoje na sua edição em papel, as 22 Pandur que a GD entregará ao Exército durante os próximos 10 meses têm um valor na casa dos 35 milhões de euros – o que obriga o fabricante a fazer uma garantia bancária de 25% sobre esse valor (cerca de nove milhões).

As 22 novas Pandur, que vão permitir ao Exército terum total de 188 viaturas e formar um batalhão, correspondem a cinco versões: oito com canhão de 30mm, uma ambulância, cinco anticarro, seis de comunicações e duas de reboque.

O contrato inicial envolvia 240 Pandur deoito rodas para o Exército e 20 anfíbias para a Marinha, quase todas a construir pela Fabrequipa ( cuja fábrica no Barreiro surgiu como projeto das contrapartidas desse contrato).”

Acerca de ensantabarbara

"Asociación 55 despedidos - Fábrica de Trubia" Trabajadores despedidos de la filial española de General Dynamics European Land Systems
Galería | Esta entrada fue publicada en Hemeroteca y etiquetada , , . Guarda el enlace permanente.